terça-feira, 5 de junho de 2012

Estudo do Livro: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Capítulo XIII - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA

Estudo realizado na reunião das 18:30 as 19:30h.

Material de apoio para auxiliar em nosso estudo:


Dia: 30/05/2011
Itens: 17 - A piedade e 18 - Os orfãos. 


   A piedade é o enternecimento dos nossos sentimentos, ou seja, é quando nos sentimos tocados, sensibilizados ou comovidos por algum acontecimento. Pode ser interpretada também como o sentimento da caridade.
    As manifestações da piedade são de diversas formas: através da palavra amiga, dos textos edificantes, dos testemunhos individuais ou em conjunto, companheirismo e principalmente do amor ao próximo.
Nos dias de hoje, onde o egoísmo e o orgulho ainda reinam absoluto no nosso meio, a piedade tem origem a partir de uma desgraça. Ao nos defrontarmos com algum problema alheio inicialmente nos sentimos incomodados, e se nosso ego ainda for dominante, a reação é de afastamento. Para o aprendiz do evangelho após a sensação de incômodo já brota um sentimento de entendimento da situação, com certo grau de melancolia, e um sentimento embrionário de piedade. Com a evolução espiritual, pautada nas experiências individuais, a piedade começa a ser integral no nosso sentimento.
    Esse sentimento é um misto de amor ao próximo e entendimento que gradativamente nasce nos nossos corações. É adquirido lentamente com as pessoas próximas e num futuro com todos os espíritos amigos ou não. É mais que ”fazer o bem” é “ser bom” na sua essência.
   Após o surgimento de um fato desagradável, a maioria das pessoas que passam por isso direta ou indiretamente, tendem a fuga através dos prazeres mundanos e momentâneos (drogas, álcool, tabagismo, sexualidade, viagens e “divertimentos”)  mas na maioria das vezes levando ao sofrimento ainda maior. É fácil entender, pois esses prazeres têm enormes consequências no presente e no futuro pois todas as coisas, pessoas e ações estão interligadas. E aquele fato desagradável continua intacto.
   A piedade será despertada através das atitudes conscientes de caridade. A exposição e ajuda ao próximo são essenciais para sua aquisição. Não tenha medo de ajudar e o mais importante não espere nada em troca.
 

Nenhum comentário: