segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Meus irmãos em Cristo,

É com muita emoção que informamos: Palestra: Vivências com Jesus com Yasmin Madeira, no dia 23 de outubro (quarta-feira) as 20 horas em nosso querido SOLAR.

Vamos convidar nossos familiares e amigos...

Contamos com a colaboração de todos na divulgação.

Muita Paz e Muita Luz

Família SOLAR


O Livro Vivências com Jesus de Yasmin Madeira - "Jesus ensinava através de vivências, compunha poeticamente verdadeiras visualizações nas parábolas que contava, ativando em seus ouvintes estados mentais diferenciados. Com a visualização, podemos acessar o psiquismo do Cristo e lugares interdimensionais das esferas superiores. Neles podemos alcançar curas espirituais, desligamo-nos de mentes em desalinho, encontrarmos entidades amigas e amores que partiram, etc. 

É possível sentir o Amor do Cristo em nós. Todas as experiências de Felicidades, de Paz, de Harmonia, contidas na Odisseia de Amor do sublime pastor de nossas almas estão inscritas por toda a eternidade no Livro Cósmico do Universo, no seio de nosso Pai, aguardando a nossa possibilidade de lê-las e de vivê-las quantas vezes desejarmos.

Este é um livro de esperança: todos podemos vivenciar e sentir o bem, ele está aí, na sua mão, no seu coração, na sua inteligência, à sua espera..."


No mês de OUTUBRO, teremos nossas atividades voltadas para homenagear ALLAN KARDEC e FRANCISCO DE ASSIS





O primeiro livro espírita a ser codificado por Allan Kardec foi “O Livro dos Espíritos”, que apresenta-se na forma de perguntas e respostas, totalizando 1.019 tópicos. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema. As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente Caroline e Julie Boudin (respectivamente, 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (18 anos à época) no processo de revisão do livro. Após o primeiro esboço, o método das perguntas e respostas foi submetido a comparação com as comunicações obtidas por mais de dez médiuns franceses, cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de Abril de 1857, no Palais Royal, na capital francesa, contendo 550 itens. Só a partir da segunda edição, lançada em 16 de março de 1860, com ampla revisão de Kardec mediante o contato com grupos espíritas de cerca de 15 países da Europa e das Américas, aparecem as atuais 1019 perguntas e respostas. Este livro está dividido em quatro (4) partes, e de cada parte nasceram os demais livros da codificação.


1ª PARTE : DAS CAUSAS PRIMÁRIAS: deu origem ao 5º livro "A GÊNESE" (1868). Este livro, além de representar a maturidade do pensamento kardequiano em torno da Doutrina Espírita, traz de forma lógica e reveladora, considerações acerca da origem do planeta Terra; explica a questão dos milagres, a natureza dos fluidos, os fatos extraordinários e as predições contidas no Evangelho;

2ª PARTE: DO MUNDO ESPÍRITA OU MUNDO DOS ESPÍRITOS: deu origem ao 2º livro "O LIVRO DOS MÉDIUNS" (1861). Também conhecido como guia dos médiuns e dos evocadores, o livro dá seqüência ao “O Livro dos Espíritos”. Ele trata do tema central da Doutrina: a atuação dos médiuns e o relacionamento deles com os Espíritos desencarnados. Trata também da Ciência espírita e apresenta uma série de definições para as atuações e tipos de médiuns, bem como para os Espíritos que podem apresentar imperfeições, uma vez que nada mais são do que humanos sem corpo físico;

3ª PARTE: DAS CAUSAS MORAIS: deu origem ao 3º livro "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” (1864). Kardec entendia que as seitas, cultos e religiões se preocupam mais com a parte mística do que com a parte moral. Explica ele que, apesar da moral evangélica ter sido sempre admirada, trata-se mais de um ato de fé do que compreensão verdadeira, uma vez que o novo testamento é de difícil entendimento para a maioria dos leitores. Os preceitos morais contidos no Evangelho foram escritos repletos de parábolas e metáforas, dificultando o entendimento. Assim, para tornar as “passagens obscuras” do texto, mais claras, o Evangelho Segundo o Espiritismo traz explicações sobre como aplicar os ensinamentos de Cristo na vida. Desta maneira, com a ajuda dos Espíritos, Kardec introduz o que ele chama de “chave” para decifrar o conteúdo do Evangelho;

4ª PARTE: DAS ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES: deu origem ao 4º livro "O CÉU E O INFERNO” (1865). Este livro trata das causas do temor da morte; fala obviamente sobre Céu e Inferno, e traça paralelos entre as crenças cristãs existentes e a espírita (uma nova crença cristã) a respeito do limbo, das penas eternas, dos anjos e origem dos demônios. Na parte em que apresenta depoimentos, surgem narrações de desencarnados em condições razoáveis de evolução, bem como Espíritos infelizes, sofredores e suicidas. Traz um exame comparando sobre a passagem da vida material para a espiritual, falando sobre as penalidades e recompensas, anjos e demônios.

Portanto, O Livro dos Espíritos é uma obra monumental, antídoto do materialismo, bússola que nos orienta à viagem para nosso interior.

Marcelo Manga - Doutrina de Amor


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bom Dia! 

Meus irmãos em Cristo,


"Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?" (MATEUS, cap. 18, v. 56)  

Mestre Jesus, quanto aprendizado em nossas vidas Senhor, a cada momento sentimos essa necessidade de estar em sintonia com a Espiritualidade Amiga. Compreendendo que tudo tem um significado e que o momento certo é o AGORA para começarmos nesse processo de mudança íntima. Agradecemos pela oportunidade bendita de estarmos reunidos em atividades de AMOR. E assim, envolvidos pela energia da leitura de hoje, com o coração cheio de esperança, chegaremos em paz em nosso querido SOLAR.   

Que assim seja!

INFO: 
1 - Hoje teremos em nossa reunião pública às 20 h - Palestra: Reforma Íntima, com a nosso irmão José Alexandre.  

2 - Atendimento Fraterno, todas as quartas à partir das 19:30hs.

3 - DOAÇÃO: Estamos solicitando ajuda com doação de roupas para crianças/adultos e alimentos não perecíveis.

4 - Texto: "O COMPANHEIRO"  do Livro Caminho, Verdade e Vida.  

5 - Próximo sábado, 28/SET às 17 horas, teremos nossa Reunião de Orientação e Cura e o Estudo do Livro O Céu e o Inferno.

6 - Em anexo, Meditação para Integração com as Energias Divinas 




Com muito carinho, muita PAZ!


Fiquem com Deus.
Família Solar Bezerra de Menezes.
facebook: GESBM
www.solarbezerrademenezes.blogspot.com

20 - O COMPANHEIRO 

Caminho, Verdade e Vida - Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel.    

Em qualquer parte, não pode o homem agir, isoladamente, em se tratando  da obra de Deus, que se aperfeiçoa em todos os lugares.
O Pai estabeleceu a cooperação como princípio dos mais nobres, no centro  das leis que regem a vida. 
No recanto mais humilde, encontrarás um companheiro de esforço.
Em casa, ele pode chamar-­se “pai” ou  “filho”; no caminho, pode denominar-­se “amigo” ou “camarada de ideal”. 
No fundo, há um só Pai que é Deus e uma grande família que se compõe de irmãos.
Se o Eterno encaminhou ao teu ambiente um companheiro menos desejável, tem compaixão e ensina sempre. 
Eleva os que te rodeiam. 
Santifica os laços que Jesus promoveu a bem de tua alma e de todos os que te cercam.
Se a tarefa apresenta obstáculos, lembra­-te das inúmeras vezes em que o  Cristo já aplicou misericórdia ao teu  espírito. Isso atenua as sombras do  coração. 
Observa em cada companheiro de luta ou do dia uma bênção e uma oportunidade de atender ao programa divino, acerca de tua existência.
 Há dificuldades e percalços, incompreensões e desentendimentos? Usa a misericórdia que Jesus já usou  contigo, dando-­te nova ocasião de santificar e de aprender.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bom Dia! 

Meus irmãos em Cristo,


"E  onde  quer  que  ele  entrava,  fosse  nas  cidades,  nas  aldeias ou nos campos, depunham os enfermos nas praças e lhe rogavam que os deixasse tocar ao menos na orla de seu vestido; e todos os que nele tocavam, saravam." (Marcus, cap. VI, v. 56)  

Mestre Jesus, nesse momento Senhor, elevamos nosso pensamento em oração, e assim envolvidos nessa energia fraterna, pedimos orientação para as atividades de hoje. Que possamos Senhor, entender as mensagens que chegam pelos missionários de AMOR, que possamos irradiar para cada irmão de caminhada essa gentileza de servir no bem. Sua presença Senhor em nossas vidas está cada dia mais repleta de significado e através de nossas escolhas vamos construindo essa estrada que se faz com muita fé e com a certeza de que tudo tem um sentido maior, quando acreditamos em DEUS.

Que possamos chegar em paz em nosso querido Solar.   

Que assim seja!

INFO: 
1 - Hoje teremos em nossa reunião pública às 20 h - Palestra: A Vida de Fabiano de Cristo, com a nosso irmão Cesar Reis. 



2 - Atendimento Fraterno, todas as quartas à partir das 19:30hs.

3 - DOAÇÃO: Estamos solicitando ajuda com doação de roupas para crianças/adultos e alimentos não perecíveis.

4 - Texto: "PODERES OCULTOS"  do Livro Caminho, Verdade e Vida.  

5 - Em anexo, para nossa reflexão: O RELÓGIO 



Com muito carinho, muita PAZ!


Fiquem com Deus.
Família Solar Bezerra de Menezes.
facebook: GESBM
www.solarbezerrademenezes.blogspot.com

70 - PODERES OCULTOS 

Caminho, Verdade e Vida - Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel.    

Não raro, surgem nas fileiras espiritualistas estudiosos afoitos a procurarem, de qualquer modo, a aquisição de poderes ocultos que lhes confira posição de evidência. Comumente, em tais circunstâncias, enchem-­se das afirmativas de grande alcance. 
O anseio de melhorar­-se, o desejo de equilíbrio, a intenção de manter a paz, constituem belos propósitos; no entanto, é recomendável que o aprendiz não se entregue a preocupações de notoriedade, devendo palmilhar o terreno dessas cogitações com a cautela possível.
Ainda aqui, o Mestre Divino oferece a melhor exemplificação. 
Ninguém reuniu  sobre a Terra tão elevadas expressões de recursos desconhecidos quanto Jesus. Aos doentes, bastava tocar­lhe as vestiduras para que se curassem de enfermidades dolorosas; suas mãos devolviam o movimento aos paralíticos, a visão aos cegos. Entretanto, no dia do Calvário, vemos o Mestre ferido  e ultrajado, sem recorrer aos poderes que lhe constituíam apanágio divino, em benefício da própria situação. Havendo cumprido a lei sublime do amor, no serviço  do Pai, entregou-­se à sua vontade, em se tratando dos interesses de si mesmo. A lição do Senhor é bastante significativa. 
É compreensível que o discípulo estude e se enriqueça de energias espirituais, recordando-­se, porém, de que, antes do nosso, permanece o  bem dos outros e que esse bem, distribuído no caminho da vida, é a voz que falará por nós a Deus e aos homens, hoje ou amanhã.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bom Dia! 

Meus irmãos em Cristo,


"Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes." (S. Marcos, cap. XI, v. 24)  

Amado Mestre Jesus, hoje nossa reflexão é sobre a "felicidade que a prece proporciona", sabemos que quando oramos mudamos a vibração ao nosso redor e sintonizamos um ambiente de paz, harmonia em nossos pensamentos e em nossos sentimentos... Que possamos aprender a cada dia com a mensagem de fraternidade em seu Evangelho de AMOR. E assim, nos preparamos para as atividades do SERVIR no BEM.  
Que possamos chegar em paz em nosso querido Solar.   

Que assim seja!

INFO: 
1 - Hoje (11 SET) teremos em nossa reunião pública às 20 h,  estudo do livro "Parábolas e Ensinamentos de Jesus", com a nossa irmã Inês Catarina.  

2 - Atendimento Fraterno, todas as quartas à partir das 19:30hs.

3 - DOAÇÃO: Estamos solicitando ajuda com doação de roupas para crianças/adultos e alimentos não perecíveis.

4 - No próximo sábado, 14 SET às 17 h, teremos a nossa reunião de Orientação e Cura e o estudo do Livro O Céu e o Inferno. 

5 - Texto: "FELICIDADE QUE A PRECE PROPORCIONA"  do Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo. 

6 - Em anexo, oração: Ave Maria - Elizabete Lacerda (de Marcus Viana)




Com muito carinho, muita PAZ!


Fiquem com Deus.
Família Solar Bezerra de Menezes.
facebook: GESBM
www.solarbezerrademenezes.blogspot.com

"FELICIDADE QUE A PRECE PROPORCIONA" 

O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XXVII - PEDI E OBTEREIS - item 23.    

23 -  Vinde, vós que desejais crer. Os Espíritos celestes vêm vos socorrer e anunciar grandes coisas. Deus, meus filhos, abre seus tesouros para vos dar todos os seus benefícios. Homens de pouca fé! Se soubésseis o quanto a fé faz bem ao coração e leva a alma ao arrependimento e à prece! A prece! Como são tocantes as palavras que saem dos lábios na hora da prece! A prece é o orvalho divino que tranquiliza o calor excessivo das paixões. A prece, filha primeira da fé, nos conduz ao caminho que nos leva a Deus. No recolhimento e na solidão, estais com Deus. Para vós, não há mais mistérios: na prece Deus se revela. Apóstolos do pensamento, a prece vos leva a conhecer a verdadeira vida. Vossa alma se desprende da matéria e se eleva a mundos infinitos e celestes que os pobres humanos desconhecem.
Caminhai, caminhai pelas sendas da prece, e ouvireis as vozes dos anjos. Que harmonia! Não é mais o ruído confuso e os sons estridentes da Terra; são as liras dos arcanjos; são as vozes doces e suaves dos serafins, mais leves que as brisas da manhã quando brincam nas folhagens de vossos bosques. Em que delícias caminhareis! Vossa linguagem é pobre para poder definir a felicidade que vos envolverá, por assim dizer, por todos os poros, quando, ao orar, se atinge essa fonte de frescor e de vida! Doces vozes, deliciosos perfumes, que a alma ouve e sente quando se lança nessas esferas desconhecidas e habitadas pela prece! Sem o peso dos desejos carnais, todas as aspirações são divinas. E vós também orai como o Cristo levando sua cruz ao Gólgota, ao Calvário. Carregai a vossa cruz, e sentireis em vossas almas as mesmas doces emoções que o Senhor sentiu, embora carregando a cruz infame. O Senhor ia morrer, mas para viver a vida celeste na morada do Pai.
- Santo Agostinho. (Paris, 1861.)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bom Dia! 

Meus irmãos em Cristo,

"Dizendo: Que queres que te faça?  E ele respondeu: - Senhor, que eu veja." (Lucas, 18:41)  

Amado Mestre Jesus, elevando nosso pensamento em oração com a leitura da mensagem de hoje. Senhor Jesus, agradecemos pelas oportunidades que chegam a cada dia em nossas vidas. Que possamos ver com os olhos da alma, cada irmão de caminhada que também está em aprendizado e renovar as nossas atitudes em busca da FELICIDADE. Nesse entendimento, sentimos o quanto é fundamental a fraternidade em nossas atividades de AMOR. 
Que possamos chegar em paz em nosso querido Solar.   

Que assim seja!

INFO: 
1 - Hoje teremos em nossa reunião pública às 20 h,  estudo do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", com a nossa irmã Sandra Lemos.  
2 - Atendimento Fraterno, todas as quartas à partir das 19:30hs.

3 - DOAÇÃO: Estamos solicitando ajuda com doação de roupas de frio para crianças e adultos.

4 - Segue em anexo o nosso jornal do mês de setembro.

5 - Texto: "O CEGO DE JERICÓ"  do Livro Caminho, Verdade e Vida. 
Com muito carinho, muita PAZ!


Fiquem com Deus.
Família Solar Bezerra de Menezes.
facebook: GESBM
www.solarbezerrademenezes.blogspot.com

44 -  O CEGO DE JERICÓ  

“Dizendo: Que queres que te faça? E ele respondeu: —  Senhor, que eu veja.”
(LUCAS, 18: 41) 

O cego de Jericó é das grandes figuras dos ensinamentos evangélicos.

Informa­-nos a narrativa de Lucas que o infeliz andava pelo caminho, mendigando... Sentindo a aproximação do  Mestre, põe-­se a gritar, implorando  misericórdia.

Irritam-­se os populares, em face de tão insistentes rogativas. Tentam impedi­lo, recomendando­lhe calar as solicitações. Jesus, contudo, ouve­lhe a súplica, aproxima­se dele e interroga com amor:  

— Que queres que te faça? 

Á frente do magnânimo dispensador dos bens divinos, recebendo liberdade tão ampla, o pedinte sincero responde apenas isto: 

— Senhor, que eu veja! 

O propósito desse cego honesto e humilde deveria ser o nosso em todas as circunstâncias da vida. 

Mergulhados na carne ou  fora dela, somos, às vezes, esse mendigo de Jericó, esmolando às margens da estrada comum. Chama­-nos a vida, o trabalho  apela para nós, abençoa­-nos a luz do conhecimento, mas permanecemos indecisos, sem coragem de marchar para a realização elevada que nos compete atingir. E, quando surge a oportunidade de nosso encontro espiritual com o Cristo, além de sentirmos que o mundo se volta contra nós, induzindo­-nos à indiferença, é muito 
raro sabermos pedir sensatamente. 

Por isso mesmo, é muito valiosa a recordação do pobrezinho mencionado  no versículo de Lucas, porquanto  não é preciso compareçamos diante do Mestre com volumosa bagagem de rogativas. Basta lhe peçamos o dom de ver, com a exata compreensão das particularidades do caminho evolutivo. Que o  Senhor, portanto, nos faça enxergar  todos os fenômenos e situações, pessoas e coisas, com amor  e justiça, e possuiremos o necessário à nossa alegria imortal.

Livro: Caminho, Verdade e Vida, Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.