segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seminário "O Novo Testamento" 1ª parte com Haroldo Dutra Dias



Seminário "O Novo Testamento" 2ª parte com Haroldo Dutra Dias






domingo, 20 de maio de 2012


Há dois mil anos




Na porta de damasco




Mar da Vida



Nando Cordel - Paz pela paz






Servir a Deus - Marcelo Manga e Ricardo Sardinha






Atendimento Fraterno

Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana.
O Espírito de Verdade
O Evangelho Segundo o Espiritismo

Finalidade:
 
         Receber aquele que busca a Instituição Espírita identificando o motivo de sua vinda e oferecendo-lhe os recursos de que a Casa dispõe para atendê-lo em suas necessidades.

sábado, 19 de maio de 2012


PALESTRAS (Quartas-feiras às 20h) 


30/05/2012 - Jesus e Nós, uma Amizade para Sempre
Palestrante: Ricardo Sardinha



Estudo do Livro: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Capítulo XIII - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA

Estudo realizado na reunião das 18:30 as 19:30h.

Material de apoio para auxiliar em nosso estudo:


Dia: 23/05/2011
Itens 13, 14, 15 e 16 - A beneficência. (continuação)

A - Reflexão:

Praticando todo o bem que estiver ao nosso alcance, experimentaremos as suaves alegrias da paz interior e seguiremos, mais rapidamente, a estrada que nos conduz a Deus.  

1 - A quem cabe socorrer os necessitados?

Além do Estado, esta responsabilidade cabe a todos nós. Devemos socorrer os necessitados, sobretudo aqueles irmãos que estão mais perto de nós. A ajuda aos nossos irmãos independe da condição social e econômica de quem ajuda.

"Oh! meus amigos, que de misérias, que de lágrimas, quanto tendes de fazer para secá-las todas."

2 - Sendo a miséria do mundo tão grande, de que adiantará uma ação individual se não poderá resolvê-la?

É bem verdade que as pequenas ações individuais não resolverão a miséria do mundo. Mas, através delas, as dores de um infortunado podem ser minoradas, a fome de um carente saciada, a solidão de um irmão atenuada.

Não pretendemos acabar com a miséria do mundo, mas contribuir para minorá-la, fazendo nossa parcela de caridade, por menos que seja e da melhor maneira possível, sem nos importar com a dos outros.

3 - Qual a importância da beneficência para o nosso progresso espiritual?

Além de se constituir em auxílio ao próximo, a beneficência gera felicidade interior e se constitui no melhor caminho para nos aproximar de Deus.

"Acompanhai-me, pois, meus amigos, a fim de que eu vos conte entre os que se arrolam sob a minha bandeira. Nada temais; eu vos conduzirei pelo caminho da salvação, porque sou a caridade." 

B - Reflexão:

Por mais pobres, imperfeitos e cheios de dificuldades que sejamos, sempre poderemos praticar a caridade. Ela nos granjeará a assistência dos bons espíritos e nos fará instrumentos da misericórdia de Deus, para amenizar o sofrimento de nossos irmãos.
1 - Qual a diferença entre a caridade e a esmola?

A diferença está na maneira como se pratica uma e outra. A esmola é quase sempre humilhante, tanto para o que dá como para o que recebe. A caridade, ao contrário, se disfarça de mil modos para evitar vexames e liga fraternalmente o benfeitor ao beneficiado.

"Distribui, deesse modo, a beneficência do agasalho e do pão, evitando humilhar quem te recolhe os gestos de providência e carinho". (Emmanuel)

2 - De que modo os espíritos superiores auxiliam as benfeitoras da história?

Acompanhando-lhes o trabalho; trazendo-lhes encorajamento e inspiração; transmitindo-lhes ânimo para prosseguirem na tarefa; providenciado-lhes novos necessitados que as recompensarão em forma de bênçãos.

"... prometemos às laboriosas obreiras boa clientela, que lhes pagará à vista, em bênçãos, única moeda que tem curso no céu..."

"É dando que se recebe."

Grande auxílio espiritual recebe aquele que ajuda o irmão em sofrimento.

3 - E nós, como podemos praticar a caridade no nosso dia-a-dia?

Estendendo o nosso afeto, compreensão, paciência e perdão aqueles com quem convivemos mais de perto. Auxiliando sempre os irmãos necessitados, não apenas com bens materiais, mas com as riquezas do nosso coração.

"A indulgência, a piedade, o perdão, os conselhos, a paciência, o respeito, a renúnica, são atos de benefício ao próximo, que não envolvem bens materiais e cuja prática está ao alcance de todos." 



Dia: 16/05/2011
Itens 11 e 12 - A beneficência.

A - Reflexão: 

A prática da beneficência pura e desinteressada nos leva a socorrer o irmão necessitado e nos liberta do egoísmo, tornando-nos felizes neste mundo. Constitui-se, por isso, em dever, tanto para com o nosso próximo como para nós mesmos. 

1 -  Por que a prática da beneficência nos proporciona as mais doces e verdadeias alegrias, neste mundo?

Porque nos liberta do egoísmo, aproximando-nos do irmão necessitado e, consequentemente de Deus. Em decorrência, sentimos uma alegria, que nem o remorso nem a indiferença perturbam.

"Pudésseis, meus amigos, ter por única ocupação tornar felizes os outros. Quais as festas mundanas que podereis comparar às que celebrais, quando levais a alegria a essas famílias que da vida apenas conhecem as vicissitudes e as amarguras?" 

2 - De que modo podemos praticar a beneficência? 

De vários modos: socorrendo crianças sem família, idosos esquecidos e abandonados; visitando enfermos e solitários; concedendo nossa simpatia, amor e recursos materiais aos que deles necessitem.

"Colhereis nesse mundo bem doces alegrias e, mais tarde... só Deus o sabe!..."




fonte: (http://www.cvdee.org.br/est_eesetexto.asp?id=079&showc=S#conclusao)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

   
GRUPO DE ESTUDO ESPÍRITA
SOLAR BEZERRA DE MENEZES




EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA



Infanto-Juvenil do Solar Bezerra de Menezes
Toda 4ª. feira às 20hs
(durante a reunião pública)

ESTUDO DO LIVRO: O CÉU E O INFERNO 


Espíritas, amai-vos e instruí-vos!
Sábados: 12 - 26 de maio
Horário: 17hs às 19hs